CopernicusLAC Panama Centre

O Centro CopernicusLAC Panamá dá início ao seu primeiro treinamento presencial sobre dados de Observação da Terra

A 8 de julho, o Centro CopernicusLAC Panamá deu início ao primeiro treinamento de uma série que visa aumentar o conhecimento na região da América Latina e do Caribe sobre o uso dos dados do Copernicus e suas diferentes aplicações. Esta série de treinamentos faz parte das atividades de conhecimento e capacitação do Centro e durará até o final de 2027. O primeiro treinamento foi intitulado “Sensoriamento Remoto: Princípios e Ferramentas” e foi realizado na Cidade do Panamá, nas instalações da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Panamá (SENACYT). 

O Dr. Eduardo Ortega-Barrios, Secretário Geral da SENACYT, e a Embaixadora Izabela Matusz, Chefe da Delegação da UE no Panamá, inauguraram o curso, enfatizando o papel significativo que o Centro CopernicusLAC Panamá desempenhará no apoio à aplicação dos dados de Observação da Terra (EO) do Copernicus para a Redução do Risco de Desastres (RRD) em toda a região da América Latina e do Caribe.

A Dra. Ortega-Barrios disse: “Temos o prazer de nos unir à Delegação da União Europeia e à Agência Espacial Europeia no desenvolvimento deste workshop, a primeira atividade internacional presencial do Centro CopernicusLAC Panamá.  Ações como esta, com o forte apoio da União Europeia, são o primeiro passo para criar capacidades nacionais e regionais em ferramentas e/ou aplicações de tecnologia espacial que facilitem a realização de soluções inovadoras que aproveitem esses recursos e beneficiem diferentes setores produtivos, como agricultura, logística, segurança, planejamento urbano, entre outros. O Panamá está comprometido em ser um parceiro-chave na implementação das valiosas atividades do Centro, entendendo que elas são um veículo para estimular a geração colaborativa de ideias e aprimorar o uso e o valor agregado dos dados do Copernicus”. 

A Embaixadora Izabela Matusz disse: “A realização deste workshop pelo Centro CopernicusLAC Panamá marca um passo importante para a Aliança Digital UE-LAC em sua missão de promover a cooperação birregional nos tópicos de proteção ambiental, alterações climáticas e maior resiliência. Ao apoiar os países da América Latina e do Caribe no uso dos dados abertos de satélite do Copernicus, a União Europeia está ajudando as comunidades locais a enfrentar os desafios ambientais, humanitários e econômicos num clima global de constante mudança por meio do Global Gateway”. 

Esse primeiro treinamento, realizado nas instalações do SENACYT, localizado na Cidade do Panamá, Panamá, contou com a participação de representantes de nove países latino-americanos e de diversas instituições, como organizações de proteção civil, institutos nacionais de meteorologia, hidrologia e topografia, ministérios do meio ambiente e agências espaciais. 

O treinamento “ Sensoriamento Remoto: Princípios e Ferramentas” tem como objetivo equipar os participantes com conceitos fundamentais relacionados à EO, apresentando os dados do satélite Copernicus Sentinel e as ferramentas de processamento de imagens. Essa sessão consistiu em dois módulos: 

  • Introdução à EO, que abordou os aspectos fundamentais compartilhados pela maioria das missões de satélite de EO, com foco nos dados fornecidos pelo Copernicus 
  • Ferramentas digitais para EO, que apresentou uma coleção de ferramentas de código aberto amplamente utilizadas que facilitam a transição do manuseio de dados EO brutos para a visualização do produto final

Esses treinamentos ilustram que o acesso e o uso de dados de EO podem ser simples e benéficos para todos, especialmente no campo da RRD. Os participantes do evento puderam aplicar esses dados em seus domínios específicos, fornecendo uma poderosa ferramenta prática para a tomada de decisões diárias. 

Nos próximos quatro anos, o Centro realizará sessões de treinamento presenciais e on-line que abrangerão tópicos importantes como detecção de inundações, monitoramento de movimentos do solo, detecção e monitoramento de incêndios florestais, gestão de desastres e alterações climáticas. As informações sobre os cursos que serão ministrados, bem como a plataforma on-line com ferramentas e materiais de treinamento, estão disponíveis no Campus Digital do site do CopernicusLAC Panamá.   

Esses treinamentos e as atividades do Centro CopernicusLAC Panamá representam um grande avanço no fortalecimento das capacidades regionais de aproveitamento de dados de EO para RRD e maior resiliência a eventos climáticos induzidos pelas alterações climáticas. 

 

Mais informações sobre o Digital Campus e os treinamentos para 2024 em:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Centro CopernicusLAC Panamá dá início ao seu primeiro treinamento presencial sobre dados de Observação da Terra