CopernicusLAC Panama Centre

Serviços-piloto

Serviços-piloto

Seção de serviços-piloto

O uso de tecnologias de Observação da Terra (EO) por instituições da região da América Latina e do Caribe (LAC) para enfrentar desafios ambientais, humanitários, econômicos e sociais locais tem crescido constantemente. Para complementar essas atividades existentes com base no uso de dados e tecnologias de EO, e para apoiar o desenvolvimento contínuo de capacidades locais, o Centro CopernicusLAC Panamá desenvolverá três fluxos de serviços-piloto baseados em EO, com foco no aproveitamento de dados do Copernicus para Redução de Riscos de Desastres (DRR) e Mapeamento de Riscos e Recuperação, que serão entregues para implementações contínuas às partes interessadas locais após o término da fase de demonstração piloto.

Para garantir que as necessidades, os requisitos, as lacunas e as prioridades exclusivas da região sustentam o desenvolvimento e a direção dos serviços-piloto, o seu desenvolvimento baseia-se em consultas às partes interessadas e será avaliado quanto à validade por meio de vários casos de uso. Os serviços-piloto aproveitarão os dados de EO para complementar os sistemas regionais existentes e, ao mesmo tempo, ajudarão a aumentar os benefícios para as comunidades locais.

Serviço Hydromet

O serviço-piloto hidrometeorológico se concentrará em aproveitar os dados do Copernicus para entender melhor, se preparar e responder aos desafios hidrometeorológicos na região da América Latina e do Caribe. Este serviço piloto tem como objetivo ajudar as autoridades e comunidades locais a enfrentar melhor desafios no contexto de um clima global em constante mudança.

Os dados Copernicus ajudam as autoridades públicas a identificar e monitorar a extensão e o nível de danos causados por eventos como inundações, secas ou incêndios florestais, por exemplo, delineando áreas afetadas pelo evento ou fornecendo serviços de alerta antecipado. Os dados Copernicus também fornecem informações importantes sobre os impactos de médio e longo prazo sobre as comunidades e os ecossistemas após esses eventos. Os usos práticos desses dados são múltiplos: além de informar os esforços de resposta e recuperação, eles também podem apoiar a preparação e a prevenção, ajudando as autoridades a identificar riscos e complementar os sistemas de alerta antecipado em vigor, aumentando assim a resiliência.

Serviço de Riscos Geológicos

Esse serviço-piloto se concentrará no aproveitamento dos dados abertos do Copernicus para ajudar as autoridades e as populações da região da América Latina e do Caribe a se prepararem, mitigarem e responderem melhor a vários riscos geológicos. Esses riscos incluem fenômenos repentinos, como deslizamentos de terra ou terremotos, e fenômenos lentos, como a subsidência do solo.

Os dados dos satélites Copernicus ajudam a monitorar as mudanças na superfície da Terra, indicando às autoridades das áreas vulneráveis perigos existentes e futuros e apoiando em avaliações dos riscos para as comunidades da região LAC. Essas informações podem informar a tomada de decisões entre as autoridades públicas para ajudar a prevenir e mitigar os riscos geológicos.

Serviço Exposure

O serviço-piloto Exposure ajudará as entidades da região da América Latina e do Caribe a identificar e quantificar a exposição de ativos, como edifícios, infraestrutura e populações, a vários perigos naturais ou causados pelo ser humano, aproveitando os dados de EO do Copernicus. Ao avaliar o possível impacto das ameaças sobre esses ativos, as autoridades podem se beneficiar de uma tomada de decisão mais informada durante o gerenciamento de riscos e os esforços de preparação para desastres, resultando em comunidades mais resilientes. Essas informações também podem ajudar as autoridades públicas a criar ou atualizar políticas e regulamentações para garantir um uso mais seguro e sustentável dos recursos.