CopernicusLAC Panama Centre

Sobre

Sobre o Centro CopernicusLAC

O Centro Copernicus para a América Latina e o Caribe no Panamá (CopernicusLAC Panamá) é um centro regional que aumentará a resiliência dos países da América Latina e do Caribe, apoiando a sua capacidade de gerenciamento de dados espaciais e o seu uso estratégico, em uma região particularmente vulnerável a eventos climáticos e riscos geológicos induzidos por alterações climáticas. Os principais objetivos do Centro na região são:

  • Promover o uso de informação baseada no espaço e a adoção regional dos serviços e dados abertos do Copernicus.
  • Desenvolver a capacidade regional de processar dados dos satélites Sentinel e usar os produtos do Copernicus para a tomada de decisões.
  • Desenvolvimento de serviços de EO (Observação da Terra) para apoiar a Redução de Riscos de Desastres (DRR) e o Mapeamento de Riscos e Recuperação em estreita cooperação com organizações nacionais e regionais da América Latina e do Caribe, e promoção de vínculos entre as comunidades de EO e DRR da América Latina e do Caribe.
  • Servir como um centro para o desenvolvimento e uso de produtos EO adaptados às necessidades específicas da região da América Latina e do Caribe.

O Centro foi criado no âmbito da Aliança Digital UE-LAC e é hospedado pelo governo do Panamá. A Agência Espacial Europeia (ESA) está coordenando a implementação do Centro por meio de um Acordo de Contribuição com a Direção-Geral de Parcerias Internacionais (DG INTPA) da Comissão Europeia e em parceria com o governo do Panamá, o MIRE (Ministério das Relações Exteriores), a Autoridade de Inovação do Governo do Panamá (AIG) e o SENACYT (Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação).

Para atingir esses objetivos, as principais atividades do Centro CopernicusLAC Panamá incluem o envolvimento das partes interessadas e dos usuários, a transferência de conhecimentos e habilidades (por meio de um programa de capacitação e treinamento personalizado), o co-desenvolvimento de serviços-piloto geoespaciais baseados em EO em estreita cooperação com usuários e partes interessadas locais e a demonstração pré-operacional desses serviços e, por fim, o apoio ao desenvolvimento de uma infraestrutura de computação em nuvem e de alta potência. O Centro também desenvolverá atividades de apoio ao empreendedorismo por meio de Hackathons EU-LAC e eventos de encontros industriais, bem como atividades de construção de comunidades.

O desenvolvimento das atividades de capacitação e engajamento das partes interessadas do Centro CopernicusLAC é apoiado por um consórcio liderado pela NOVASPACE, líder mundial em serviços de consultoria na área de aplicações espaciais, e inclui a ALSO Space, uma consultoria belga especializada em engajamento e alcance de usuários, a Indra, um conglomerado industrial aeroespacial e de defesa espanhol com presença significativa na região da ALC, e o CS Group, uma empresa de TI francesa com experiência significativa na criação e operação de ambientes de treinamento on-line baseados em nuvem.

Além disso, para garantir que as necessidades, os requisitos, as lacunas e as prioridades exclusivas da região sustentem o desenvolvimento e a direção dos serviços-piloto, o seu desenvolvimento é baseado em consultas às partes interessadas e será validado por meio de vários casos de uso. Os serviços-piloto aproveitarão os dados de EO para complementar os sistemas regionais existentes e, ao mesmo tempo, ajudarão a aumentar os benefícios para as comunidades locais.

O desenvolvimento desses serviços piloto temáticos é apoiado por um consórcio liderado pela Indra e inclui o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), a Fundação de Pesquisa CIMA, um centro italiano de monitoramento ambiental focado em atividades de redução de risco de desastres, o Instituto de Ciência e Tecnologia de Luxemburgo (LIST), ALSO Space, Universidade Aristóteles de Thessaloniki, WASDI, uma empresa de TI especializada no desenvolvimento e na implantação de plataformas analíticas de Observação da Terra baseadas em nuvem, Terradue, uma empresa italiana de consultoria de TI especializada em Ciências da Terra, GEOAPP, uma PME com experiência no uso de dados geoespaciais para avaliação de riscos, Geoville, líder em monitoramento de terras por satélite, e Athena Global, para dar suporte às atividades de desenvolvimento e envolvimento do usuário.

Por fim, a implementação também prevê assistência técnica e desenvolvimento de ferramentas para definição de alcance, projeto e configuração inicial de um Centro de Dados Copernicus no Panamá, em cooperação com o governo local e a AIG (responsável pela hospedagem da infraestrutura). Isso garante um acesso privilegiado aos dados do Copernicus para os usuários da região e, ao mesmo tempo, apoia os aplicativos operacionais de Redução de Risco de Desastres desenvolvidos no âmbito do Centro CopernicusLAC Panamá, bem como a federação do Centro Panamá com o Centro de Dados CopernicusLAC no Chile.

Essa atividade é realizada pela Terradue, a Universidade do Chile, e pela T-Systems, a contratante principal alemã do ecossistema espacial de dados do Copernicus.

Sobre o Global Gateway

As atividades do Centro CopernicusLAC Panamá são desenvolvidas dentro do contexto mais amplo do Global Gateway da União Europeia, uma estratégia da UE para fortalecer os sistemas de saúde, educação e pesquisa em todo o mundo por meio de investimentos e parcerias sustentáveis. Por meio do Global Gateway, os projetos são realizados em colaboração com as partes interessadas locais nos países parceiros em todo o mundo para gerar benefícios duradouros, promovendo conexões inteligentes, limpas e seguras nos setores digital, de energia e de transporte.

As parcerias do Global Gateway são baseadas em seis princípios:

  1. Valores democráticos e altos padrões
  2. Boa governança e transparência
  3. Parcerias igualitárias
  4. Compromisso com iniciativas ecológicas e limpas
  5. Ênfase na segurança
  6. Catalisação do investimento do setor privado

As atividades do Global Gateway ajudam a reduzir a lacuna de investimento global e oferecem oportunidades que beneficiam tanto os países da UE quanto seus parceiros globais. Com até 300 bilhões de euros em investimentos entre 2021 e 2027, a UE está apoiando o desenvolvimento da infraestrutura e das economias locais. Essa estratégia também permite que o setor privado dos Estados-Membros da UE invista em países parceiros, respeitando os mais altos padrões ambientais e de direitos laborais. O Global Gateway está alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Sobre a Aliança Digital EU-LAC

As atividades do Centro CopernicusLAC Panamá ocorrem no contexto mais amplo da Aliança Digital EU-LAC. Lançada em março de 2023, a Aliança serve como um componente essencial da implementação do Global Gateway na região LAC e apoia a UE na formação de conexões sustentáveis com os países parceiros. Ela fornece uma estrutura estratégica para promover a cooperação birregional em questões digitais e espaciais. A implementação da Aliança envolve não apenas governos, mas também partes interessadas privadas, instituições financeiras internacionais, organizações intergovernamentais e não governamentais, sociedade civil e academia.

A Aliança Digital UE-LAC promove:

  • Uma ampla rede de acordos comerciais, políticos e de cooperação entre a UE e países LAC 
  • Maior cooperação público-privada, com a UE como investidor número um na LAC 
  • Uma transformação digital sustentável e inclusiva, incluindo conectividade de alta velocidade, para aumentar a produtividade e o crescimento 
  • Uma abordagem centrada no ser humano para a transformação digital que prioriza a boa governança, a transparência e a responsabilidade   

Uma das principais áreas de foco da Aliança é “Space & Satellite data”. No âmbito desta iniciativa, foi planejada a criação de dois Centros Copernicus regionais, um no Panamá e outro no Chile. Esses centros ajudarão os países LAC a acessar e aproveitar os dados geoespaciais para enfrentar os muitos desafios decorrentes das mudanças climáticas e aumentar a resiliência por meio de serviços e aplicativos aprimorados de redução do risco de desastres. 

Saiba mais sobre a Aliança Digital UE-LAC nesta ficha informativa

Sobre Copernicus

O Copernicus é o componente de Observação da Terra do Programa Espacial da União Europeia. Fornece serviços de informação gratuitos e de acesso aberto que se baseiam em dados de satélite e in situ (locais, não espaciais). Os dados quase em tempo real fornecidos pelo Copernicus apoiam autoridades públicas, prestadores de serviços industriais e PMEs e organizações internacionais.

O Copernicus é servido por um conjunto de satélites dedicados (a família Sentinel) e missões de contribuição (satélites comerciais e públicos existentes). Os satélites Sentinel são projetados especificamente para atender às necessidades dos serviços do Copernicus e de seus usuários. Desde o lançamento do Sentinel-1A em 2014, a União Europeia deu início a um processo para colocar em órbita uma constelação de quase 20 outros satélites até 2030.

Os serviços do Copernicus transformam riqueza de dados de satélite e in situ em informações de valor agregado, processando e analisando os dados em conjuntos de dados facilmente acessíveis. Essas atividades são simplificadas por meio de seis serviços temáticos:

O Copernicus é gerenciado pela Comissão Europeia e implementado em parceria com os Estados-Membros da UE, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), as Agências da UE, a Mercator Ocean International, a Agência Europeia do Ambiente (EEA) e o Centro Comum de Investigação (JRC) da Comissão Europeia.