Os países da América Latina e do Caribe (LAC) estão entre os mais vulneráveis do mundo quando se trata de riscos relacionados ao clima e às consequências do El Niño e La Niña. Estes fenômenos afetam os ecossistemas únicos da região, incluindo florestas tropicais, áreas costeiras e terrenos montanhosos, e provocam efeitos como aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos e secas, além de mudanças nos padrões de precipitação. Essas mesmas consequências afetam os meios de subsistência dos cidadãos dos países LAC, muitos dos quais dependem de setores particularmente vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas.
Nesse contexto, o Centro CopernicusLAC Panamá está intensificando suas operações, pronto para apoiar o uso dos dados gratuitos e abertos de Observação da Terra (EO) do Copernicus em toda a América Latina e Caribe. Servindo como um centro regional, o Centro ajudará os países da América Latina e do Caribe a aproveitar os dados do Copernicus para a Redução do Risco de Desastres (DRR) e outras áreas de aplicação, contribuindo para aumentar a resiliência regional às mudanças climáticas. As atividades do Centro são realizadas juntamente com as do Centro de Dados CopernicusLAC no Chile. As atividades complementares dos dois Centros permitirão que eles aproximem os dados abertos do Copernicus da região da América Latina e do Caribe.
Capacitação da América Latina e do Caribe por meio de dados EO do Copernicus
As atividades do Centro Copernicus LAC Panamá ocorrem no contexto geral da Aliança Digital UE-LAC, que é uma estrutura estratégica para promover a cooperação entre a UE e a região LAC em questões digitais e espaciais sob o EU Global Gateway. Neste contexto, a Agência Espacial Europeia (ESA) está coordenando a implementação do Centro com base em um Acordo de Contribuição com a Direção-Geral de Parcerias Internacionais (DG INTPA) da Comissão Europeia e em estreita colaboração com o governo do Panamá, o MIRE (Ministério das Relações Exteriores), a Autoridade de Inovação do Governo do Panamá (AIG) e o SENACYT (Secretaria Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação).
O Centro servirá como uma plataforma para inovação na região da América Latina e do Caribe, apoiando entidades locais no aproveitamento dos dados e informações de EO do Copernicus para melhorar os benefícios socioeconômicos e a resiliência. O Centro oferece oportunidades de engajamento e está projetando serviços-piloto geoespaciais personalizados (abordando riscos hidrometeorológicos, riscos geológicos e serviços de exposição), que são desenvolvidos em estreita colaboração com usuários e partes interessadas locais e serão entregues a eles para garantir que as necessidades exclusivas da região sejam atendidas a longo prazo. Além disso, a transferência de conhecimento e habilidades é um elemento fundamental do Centro CopernicusLAC Panamá, que hospeda um Campus Digital com acesso a módulos de treinamento e recursos educacionais para usuários técnicos e cidadãos. O Centro também organizará diálogos políticos, eventos de formação de comunidade e de formação de parcerias industriais, bem como hackathons e outros desafios de dados de EO para promover a aceitação e a inovação dos usuários usando os dados do Copernicus. Da mesma forma, esses eventos promoverão a colaboração e a fertilização cruzada dos ecossistemas de EO, DRR e outros ecossistemas relevantes. Por fim, o Centro incluirá o desenvolvimento de uma infraestrutura de computação em nuvem e de alta potência para a região da América Latina e do Caribe. Um dos objetivos finais do Centro também é promover o desenvolvimento de comunidades de prática e fortalecer as capacidades do setor público, da academia, do setor privado e das organizações sociais no conhecimento e no uso de ferramentas para RRD e outras áreas.
Copernicus: Tomando o pulso do nosso planeta
O Copernicus fornece uma grande quantidade de dados e informações que são gratuitos e podem ser acessados abertamente por todos. Uma grande força do Copernicus está em seus componentes complementares: os satélites Copernicus Sentinel e os Serviços Copernicus. A família de satélites Sentinel, projetada especificamente para o programa, está constantemente orbitando nosso planeta, coletando dados inestimáveis sobre o ambiente da Terra e as atividades humanas. Além disso, são obtidas observações de várias missões de contribuição, que pertencem a organizações europeias e internacionais que fornecem alguns de seus dados ao Copernicus. As informações do Copernicus também são frequentemente baseadas em uma fusão com dados de sensores terrestres, aéreos ou marítimos, fornecendo aos tomadores de decisão, pesquisadores e ao público em geral uma visão abrangente de vários fenômenos e parâmetros ambientais.
Além de seus dados de satélite gratuitos e abertos, um grande ponto forte do Copernicus está em seus seis serviços, cada um deles dedicado a transformar dados EO e in situ em informações de valor agregado.
O Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS)
O CAMS fornece informações importantes sobre a qualidade do ar, os níveis de ozônio, a radiação solar e os gases de efeito estufa, fornecendo dados importantes para os formuladores de políticas, empresas e cidadãos. Essas informações apoiam a compreensão e a mitigação dos impactos da poluição do ar e da mudança climática na saúde das pessoas e no meio ambiente, além de apoiar o desenvolvimento do setor de energia renovável.
Os dados do CAMS têm várias aplicações na região da América Latina e do Caribe. Um produto do CAMS, que faz previsões da distribuição de aerossóis atmosféricos, serve como um excelente exemplo. Os aerossóis atmosféricos são pequenas partículas ou gotículas líquidas suspensas na atmosfera e que podem se originar de incêndios florestais, erupções vulcânicas, poeira do deserto ou atividade humana. As previsões de sua distribuição podem ter aplicações importantes para a saúde pública, fornecendo dados sobre a quantidade total de aerossol na atmosfera, bem como os níveis individuais de sal marinho, poeira do deserto, carbono negro e outros. Essas informações podem capacitar as comunidades locais e os tomadores de decisão em suas ações para limitar a exposição das populações locais a aerossóis nocivos.
Os mesmos dados também podem beneficiar os pesquisadores que estudam os impactos locais da mudança climática. Como os aerossóis influenciam o clima, afetando a formação de nuvens e refletindo ou absorvendo a luz solar, essas informações permitem que as autoridades e os pesquisadores compreendam e prevejam melhor os padrões da mudança climática.
Distribuição de aerossóis na América do Sul em 18 de novembro de 2023 modelada pelo CAMS. Crédito: União Europeia, Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS)
Distribuição de aerossóis na América Central em 20 de abril de 2024 modelada pelo CAMS. Crédito: União Europeia, Serviço de Monitorização da Atmosfera do Copernicus (CAMS)
O Serviço de Monitorização do Meio Marinho do Copernicus (CMEMS)
Os oceanos do mundo são vitais para o bem-estar do nosso planeta. O CMEMS fornece informações essenciais sobre as condições dos oceanos, apoiando os esforços para combater a poluição, proteger os ecossistemas marinhos e garantir a segurança marítima. As informações do CMEMS ajudam pesquisadores, inovadores e autoridades a entender como as mudanças climáticas e as atividades humanas estão afetando a saúde dos nossos oceanos.
Um produto fornecido pelo CMEMS inclui os dados sobre a salinidade da água do mar. O monitoramento da salinidade da água do mar é fundamental para vários setores: para o gerenciamento do ecossistema marinho, ele ajuda a gerenciar a pesca e a monitorar a distribuição de espécies marinhas e as taxas de sobrevivência. Os dados de salinidade da água do mar ajudam os pesquisadores a compreender as interações entre rios, águas subterrâneas e o oceano, já que os níveis de salinidade afetam a mistura de água doce e água do mar em estuários e regiões costeiras. Esses dados também têm aplicações na pesquisa climática, pois as alterações na salinidade da água podem afetar os padrões de circulação oceânica e, portanto, os sistemas climáticos globais.
Salinidade da água do mar na América Central em 22 de outubro de 2023 modelada pelo CMEMS. Crédito: União Europeia, S Serviço de Monitorização do Meio Marinho do Copernicus (CMEMS)
O Serviço de Monitorização do Meio Terrestre do Copernicus (CLMS)
Como as paisagens estão em constante evolução, o CLMS foi criado para fornecer informações geoespaciais detalhadas sobre a cobertura da terra, o uso da terra e os parâmetros biofísicos. Esses dados são úteis para o planejamento urbano, a agricultura e o gerenciamento florestal, ajudando a equilibrar o desenvolvimento com a conservação ambiental.
O CLMS fornece um dos portfólios mais robustos do mundo de conjuntos de dados de cobertura e uso da terra de acesso aberto. Na região da América Latina e do Caribe, esses dados têm uma ampla gama de usos, incluindo o rastreamento da situação das florestas tropicais, da degradação florestal e dos esforços de reflorestamento. Essas informações podem ser usadas para estudos de biodiversidade, avaliações de estresse da vegetação e estimativas de preparação para a temporada de incêndios florestais. Em última análise, os dados do CLMS fornecem percepções valiosas para estratégias de conservação e melhor formulação de políticas e monitoramento do desmatamento, garantindo um futuro mais sustentável para a terra na região LAC.
Mapa de uso da terra da Guatemala modelado pelo CLMS. Crédito: União Europeia, Serviço de Monitorização do Meio Terrestre do Copernicus (CLMS)
O Serviços das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S)
Diante da mudança climática, o C3S é um recurso importante, fornecendo dados confiáveis sobre as tendências climáticas e seu impacto em setores selecionados da economia. Entre outras coisas, esse serviço apoia o gerenciamento sustentável da água e as avaliações da biodiversidade, ajudando as sociedades de todo o mundo a se adaptarem às mudanças climáticas.
Na região da América Latina e do Caribe, os conjuntos de dados do C3S podem servir como um recurso fundamental para obter dados precisos sobre os impactos locais e regionais das mudanças climáticas. O C3S fornece conjuntos de dados sobre anomalias de temperatura do ar na superfície, que podem ser usados para rastrear tendências de aquecimento global. As anomalias de temperatura também podem ajudar a avaliar o impacto das secas, planejar o uso sustentável da água e informar as avaliações econômicas dos impactos das variações de temperatura em vários setores.
Anomalias de temperatura do ar na superfície da América Central para fevereiro de 2024 modeladas pelo C3S. Crédito: União Europeia, Serviços das Alterações Climáticas do Copernicus (C3S)
O Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS)
Antes e quando os desastres acontecem, avisos e informações oportunas e precisas podem salvar vidas. O CEMS fornece informações geoespaciais importantes para a redução do risco de desastres e o gerenciamento de emergências, desde avisos antecipados de enchentes, incêndios florestais e secas até produtos de mapeamento detalhados sob demanda que abrangem todas as fases do ciclo de gerenciamento de desastres. Esses dados aprimoram os esforços da comunidade na prevenção, resposta e recuperação de emergências em todo o mundo.
As inundações são o tipo mais comum de desastre na região da América Latina e do Caribe e, à medida que o clima continua mudando, a frequência e a gravidade das inundações aumentarão também. Nesse sentido, o CEMS fornece previsões de inundações e produtos de monitoramento, bem como serviços de mapeamento sob demanda que permitem que as autoridades identifiquem a extensão das áreas inundadas e respondam adequadamente, levando a melhores resultados para a comunidade após um evento desastroso.
Produto de monitoramento de delineamento de inundações para a área de Guaporé, Brasil, derivado de uma imagem de satélite adquirida a 4 de maio de 2024 (EMSR720). Crédito: União Europeia, Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS)
Imagem do Copernicus Sentinel-2 adquirida em 6 de maio de 2024 mostrando deslizamentos de terra, áreas inundadas e danos a edifícios e infraestrutura no Brasil (EMSR 720). Crédito: União Europeia, Serviço de Gestão de Emergências do Copernicus (CEMS)
O Serviço de Segurança do Copernicus (CSS)
A segurança em um mundo complexo exige informações confiáveis e oportunas. Os dados do CSS auxiliam as autoridades da União Europeia na antecipação e no enfrentamento de crises e conflitos, com aplicações em segurança climática, comércio internacional e segurança do cidadão. Entre outras áreas, os dados do CSS informam a vigilância de fronteiras e marítima.
Olhando para o futuro
O Centro CopernicusLAC Panamá dará início a uma nova era de resiliência e sustentabilidade para a América Latina e o Caribe. Ao aproveitar o poder dos dados e informações de EO do Copernicus, a região estará mais bem equipada para enfrentar desafios como eventos climáticos extremos induzidos por mudanças climáticas e riscos geológicos, protegendo suas ricas paisagens, sua biodiversidade única e suas culturas vibrantes para as gerações futuras.