Serviços de Observação da Terra
As atividades dos Serviços de Observação da Terra do CopernicusLAC incluem o desenvolvimento de serviços inovadores para a redução do risco de desastres (DRR) com base nos dados dos satélites Sentinel do Copernicus. Esses serviços serão integrados ao Centro CopernicusLAC Panamá, que fornecerá aos usuários da América Latina e do Caribe (LAC) acesso às informações, serviços e recursos de processamento estabelecidos pelo Centro na região.
Os serviços de observação da Terra são o resultado de uma fase intensiva de entrevistas e reuniões com partes interessadas em toda a região LAC, culminando em vários acordos e colaborações para desenvolver conjuntamente os serviços com instituições-chave.
Esta fase preliminar serviu para apresentar o futuro Centro CopernicusLAC Panamá às partes interessadas regionais, envolver ativamente vários atores no desenvolvimento dos serviços propostos e apoiar essas partes interessadas na utilização dos dados dos satélites Copernicus. Esta fase aumentou os laços dentro dos ecossistemas regionais de redução do risco de desastres (DRR) e observação da Terra (EO) para promover a pesquisa e gerar novos produtos e serviços baseados em imagens de satélite.
O portfólio do projeto inclui aplicações pré-operacionais dos serviços desenvolvidos em áreas selecionadas em toda a região da América Latina e Caribe com o objetivo de demonstrar e testar suas capacidades e potencial.
Os serviços e demonstrações, ou “casos de uso”, são organizados em quatro áreas temáticas: Riscos Hidrometeorológicos, Incêndios Florestais, Riscos Geológicos e Exposição.
Os serviços serão disponibilizados como recursos de código aberto e implementados em nível regional (para toda a região da América Latina e Caribe) em sua fase operacional para implementação de longo prazo.
Tema Riscos Hidrometeorológicos
O tema dos riscos hidrometeorológicos se concentrará em aproveitar os dados do Copernicus Sentinel para inundações e secas na região da América Latina e Caribe.
Quatro serviços serão desenvolvidos dedicados a inundações e um serviço para secas. Os casos de uso correspondentes serão adaptados de acordo com as necessidades específicas da área geográfica de aplicação. Os casos de uso incluem tópicos sobre dinâmica de inundações, modelagem hidráulica com dados do Copernicus Sentinel, previsão de furacões e personalização do índice de seca.
Tema Incêndios florestais
O tema incêndios florestais se concentrará em aproveitar os dados do Copernicus Sentinel para avaliação e preparação para incêndios florestais na região da América Latina e do Caribe.
Os serviços fornecerão informações sobre áreas queimadas, risco de incêndio e mapeamento de recuperação de incêndios, entre outros tópicos. Os casos de uso correspondentes serão adaptados de acordo com as necessidades específicas da área geográfica de aplicação.
Tema Riscos Geológicos
O tema riscos geológicos aproveitará o poder dos dados do Radar de Abertura Sintética (SAR) da missão Copernicus Sentinel-1 para detectar uma ampla gama de fenômenos de movimento do solo. Durante a fase de desenvolvimento, as sinergias entre interferometria SAR, sensoriamento remoto óptico, análise geológica e morfológica do terreno, exposição de ativos e inteligência artificial (IA) serão aproveitadas para desenvolver três serviços específicos para a redução do risco de desastres na região da América Latina e do Caribe. Esses serviços estarão relacionados a deslizamentos de terra, bem como à detecção e monitoramento de outros riscos geológicos, como atividade sísmica, subsidência e falhas ativas.
Tema Exposição
Os dois serviços dentro do tema exposição usarão dados do Copernicus Sentinel, inteligência artificial (IA) e técnicas dasimétricas para analisar e quantificar o valor dos ativos — como edifícios, infraestrutura, populações, culturas e gado — expostos a riscos. Esses serviços fornecerão dados baseados em evidências para apoiar avaliações do valor do local ou da propriedade por metro quadrado, informando as partes interessadas nas decisões de gestão de risco e alocação de recursos.